Como estudar com mais eficiência?



Jeferson Silva - PU3OSI

Os cientistas sugerem que tentar memorizar buscando atalhos ajuda muito pouco os alunos. O que realmente funciona é praticar resolvendo exercícios sempre se esforçando para explicar o porquê das coisas. Perguntar o porquê das coisas se mostrou relevante para entender o sentido de algo e desta forma conseguir fazer novas associações.

Quanto ao tempo de estudo parece que a memória guarda por mais tempo os eventos rotineiros, aqueles que se repetem em maior frequência. Isso significa, por exemplo, que estudar tudo numa única vez um pouco antes da prova gera uma memória média de apenas cinco minutos. Já aqueles que estudam uma ou duas horas numa rotina diária, praticando exercícios e respondendo o porquê das coisas, gravam o conteúdo na memória por um longo tempo.

Se você pretende passar num concurso ou aprender algo novo, o segredo para fazer a memória gravar o conteúdo estudado é criar uma rotina de estudo de uma ou duas horas por dia se concentrando em perguntar o "por que" aquele conteúdo que você está estudando é assim e não diferente. Estudar é como fazer ginástica, sem disciplina e esforço, não funciona.

Acesse outras informações
https://jeferson.silva.nom.br